Juventude

Apresentação:

Criado em 2014, a sub-área Juventude do CEAPG vem trabalhando com a questão das vulnerabilidades juvenis. Trata-se de uma das áreas de investigação sobre a vulnerabilidade na zona sul da capital paulistana, tendo como foco a situação social da juventude residente nos bairros Jardim Ângela e Jardim São Luís. Por meio de pesquisa participante e entrevistas qualitativas com jovens, educadores e agentes sociais da região, foi possível fazer um retrato inicial da condição da juventude local em meio à comunidade a qual pertence, bem como estabelecer a relação entre a condição juvenil e a precariedade de serviços e recursos que enfrenta a região. Se por um lado a região mostra dificuldades no enfrentamento desta condição, frente à desigualdade de forças que encontra nos arranjos sociais estabelecidos entre os diferentes segmentos sociais de uma mesma cidade, por outro, também mostra capacidade de mobilização de seus moradores para a realização de ações locais que operam como atenuantes às dificuldades enfrentadas e promoção de um maior bem estar social. 

 

Equipe de pesquisadores:

Tiago Matheus - CV Lattes
Maria Camila Florêncio-Silva - CV Lattes
Leticia Daidone 
Clara Inglez Mazzarella
 

Produções bibliográficas dos pesquisadores relacionadas ao tema:

KOREMBLIT, M. ; MATHEUS, T. C. . Lugar de saber y desencuentros generacionales en la adolescencia de hoy. Revista de Psicoanálisis de Guadalajara, v. 8, p. 39-54, 2014.

MATHEUS, T. C. . O sujeito adolescente e a ameaça de exclusão na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. 15, p. 82-93, 2012.

MATHEUS, T. C. . Diálogos sobre a adolescência e a ameaça de exclusão dos privilegiados. Psicologia USP (Impresso), v. 23, p. 1-8, 2012.