Newsletter Cadernos Gestão Pública e Cidadania - Volume 20 - Nº 66 (2015).

Do reconhecimento à responsabilidade

Nós editores da área de Administração Pública, parte significativa do emergente e pujante “Campo de Públicas”, vivemos hoje um momento muito especial no que diz respeito ao reconhecimento do trabalho geral que vimos fazendo nos últimos anos.

Os últimos movimentos da CAPES no que se refere à qualificação de um subconjunto específico de periódicos em Administração Pública parece que vai resultar em um aumento da nossa visibilidade e, consequentemente, da responsabilidade que teremos na condução da qualificação da produção intelectual de nossa comunidade.

Claro, isso só foi possível porque houve um grande esforço de depuração daquilo que se refere à publicação de caráter oportunista. O maior dilema da grande área de Administração à qual nos vinculamos originariamente está em espelhar o que pertence ou não à área.

As antigas versões do Qualis em Administração davam margem ao exercício do oportunismo baseado na busca de periódicos com alto fator de impacto, mas irrelevante para nossas pesquisas. Foi o apogeu dos periódicos tipo Poultry and Eggs Quarterly (nome fictício).

A última avaliação, porém, avançou bastante no sentido de desqualificar periódicos de áreas distantes à Administração. Portanto, mesmo sendo uma lista dinâmica, as novas regras da CAPES vão permitir que sejam evitados certos movimentos oportunistas.

Claro, em especial no caso do “Campo de Públicas”, marcado pela multidisciplinariedade, há riscos de deixar de imputar o devido reconhecimento às publicações de excelente nível das áreas da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais. Mas, este é um embate para um próximo momento.

Mudanças nos Cadernos Gestão Pública e Cidadania

É neste sentido que, animados pelas sinalizações da CAPES, pelo apoio da direção da FGV/EAESP e do suporte do nosso publisher, a RAE-publicações, passamos para uma etapa muito mais ousada para nossa revista: a busca do reconhecimento no mercado editorial acadêmico.

Para tanto, a partir desta edição, todos os nossos artigos já contam com o DOI. Além disso, embarcamos em um movimento de indexação da nossa revista em bases de dados como PROQUEST, EBSCO, Gale. Nossa meta é que, até 2017, possamos estar indexados nas principais bases de dados mundiais.

Assim, fica o convite para que nossa comunidade cada vez mais submeta artigos e trabalhos para nossa revista. Como nossos leitores podem perceber, a qualidade dos artigos aqui publicados vem aumentando muito, o que significa que cada vez mais os Cadernos Gestão Pública e Cidadania se mostram um veículo relevante no avanço da comunidade científica da área de Administração Pública e do ampliado “Campo de Públicas”.

Boa leitura!

Mário Aquino Alves
Editor

 

Uma avaliação da adoção do BSC pelos Tribunais de Contas dos Estados
A área governamental começa a vislumbrar o uso do BSC como ferramenta para aprimorar a gestão e uso de seus recursos.
Rodrigo Winter Afonso, Marcio Romano, Dércio Santiago da Silva Júnior, Guilherme Teixeira Portugal

Análise Fatorial Confirmatória da Escala Servqual: Um Estudo com os Usuários dos Serviços de Habilitação e Veículos do DETRAN/RN
Será que o uso da escala SERVQUAL é válido e compatível para os serviços públicos, considerando as expectativas e percepções de seus usuários?
Thaiseany de Freitas Rêgo, Ana Maria Magalhães Correia, Heitor Takashi Kato, Eliane Cristine Francisco Maffezzolli

Substituição de recursos humanos na Polícia Militar de Minas Gerais: uma alternativa para o aumento quantitativo do efetivo operacional
Investigação sobre a possibilidade de substituição do quadro de funcionários administrativos, composto de policiais militares, por técnico-administrativos civis.
Humberto Alencar Sabino, Daniela Meirelles Andrade

A Descentralização na Vigilância Sanitária: Trajetória e Descompasso
Análise das características do processo de descentralização no SUS e na vigilância sanitária, quanto à relação entre as esferas de gestão.
Regina Lucena

Extinção de Políticas Públicas. Síntese Teórica sobre a Fase Esquecida do Policy Cycle
A extinção de política pública é a etapa derradeira de seu ciclo ou processo, em que ela é descontinuada ou substituída.
Yalle Hugo de Souza, Leonardo Secchi

Indicadores de desempenho do Programa Minha Casa, Minha Vida: avaliação com base na satisfação dos beneficiários
Avaliação dos indicadores de desempenho do primeiro conjunto habitacional de Viçosa com a utilização de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial.
Vinicius de Souza Moreira, Suely de Fátima Ramos Silveira

Uma pesquisa aplicada na identidade da marca. O caso de organização pública de ensino no Brasil
A identidade de marcas propicia novo paradigma de gestão, visando à atualização dos mecanismos de comunicação e a proteção da coesão organizacional.
Isabela Menezes da Silva Devonish, Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, Sérgio França, Marcelo Meiriño

Avaliação de sítios municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES
Avaliação e construção de ranking dos sítios públicos municipais a partir dos indicadores de acessibilidade, usabilidade e transparência.
Cristiano das Neves Bodart, Kamille Ramos Torres, Roniel Sampaio Silva

 

Edição disponível na versão mobile, baixe gratuitamente o conteúdo na loja da FGV na App Store (iOS).

 

 

Centro de Estudos em Administração Pública e Governo | FGV/EAESP
Av. Nove de Julho, 2029 - 11º andar
São Paulo- SP - Brasil | 01313-902
cadernosgpc@fgv.br | fgv.br/cadernos

 
segunda-feira, Setembro 28, 2015 - 12:28