Processo seletivo - Projeto Conexão Local Interuniversitária

Processo seletivo 2014. Inscrições até 12 de março.

O Projeto Conexão Local Interuniversitária é uma parceria entre o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVceapg), a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP/MG), a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Apoiado pela CAPES, o CLIU procura estimular o interesse e o envolvimento de estudantes de graduação das instituições de ensino participantes em experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento local, com enfoque nas áreas de políticas públicas, combate à pobreza e promoção da cidadania.

Objetivos

- Favorecer o conhecimento prático de técnicas de gestão em regiões e contextos complexos;
- incentivar atitudes mais humanas e colaborativas, visando à formação de futuros pesquisadores e administradores com uma consciência cidadã, pró-ativa e socialmente empreendedora;
- promover a troca de saberes entre graduação e pós graduação, e entre estes estudantes e gestores públicos, comunidades, associações, empresários e técnicos locais,
- incentivar reflexões e discussões em torno de questões e realidades concretas.

Como funciona

O Projeto é uma oportunidade para alunos da FGV-SP e das instituições parceiras realizarem uma imersão em uma realidade distinta daquela que vivenciam em seu dia a dia. Por meio de visita de campo realizada durante o mês de julho, os alunos vivenciam experiências de gestão e desenvolvimento local em organizações de diferentes regiões do país. Os alunos trabalham em duplas, sendo um da EAESP e outro de uma das instituições parceiras, sempre sob a supervisão de um estudante de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) ou jovens docentes. Por meio de visitas, conversas, observações e acompanhamento das experiências, os alunos entram em contato com diferentes saberes possibilitando um rico aprendizado.

São três semanas nas quais o aluno terá a oportunidade de conversar com gestores de organizações públicas e privadas, membros de associações e de movimentos sociais, cidadãos e demais atores locais. O aluno conhecerá diferentes realidades brasileiras e práticas de gestão voltadas principalmente para o desenvolvimento local.

quinta-feira, Fevereiro 20, 2014 - 14:38