Ações Públicas Culturais e Socioeducativas em M'Boi

Como pesquisadores atuantes na região de M'Boi Mirim, elegemos a juventude como recorte da pesquisa sobre vulnerabilidades urbanas e identificamos os campos da educação e da cultura como eixos estratégicos no enfrentamento dos desafios locais. Percebemos que a região, além de enfrentar dificuldades, possui agentes capazes de construir saberes úteis neste enfrentamento, com potencial de difusão e desenvolvimento.

Neste quarto ano de atividade, buscamos explorar tais recursos a fim de desenvolver estratégias de enfrentamento junto a agentes locais atuantes nos campos da educação e da cultura, seja a partir destes saberes, seja trazendo aportes que os potencializem. Buscamos com isso fazer eco aos saberes locais, tanto na região quanto fora dela, compartilhando-os, sistematizando-os, aprimorando-os.

Nosso método de investigação é de pesquisa e ação, que inclui a intervenção deliberada na realidade investigada (Haguette, 1999). Buscamos desenvolver parcerias com equipamentos locais a partir das quais desenvolvemos ações em favor da construção de conhecimento compartilhado e promoção da ação pública (Spink, 2016), a partir do uso de saberes locais e estrangeiros.

Nosso compromisso torna-se não somente a produção de saberes sociais aplicados, compartilháveis no meio acadêmico, mas também disponibilizá-los imediatamente àqueles que nas realidades locais estão implicados, a fim de que possam disponibilizar dos resultados deste trabalho a partir de sua própria realização.

Clique aqui e veja: Mapeamento das Organizações da Zona Sul – Juventude, Cultura e Educação.

Equipe:

• Profº Tiago Corbisier Matheus, FGV EAESP/CEAPG - CV Lattes
  • Profº Lucio Nagib Bittencourt, Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) - CV Lattes
  • Roberth Miniguine Tavanti, aluno de pós-graduação da PUC-SP e pesquisador-bolsista do PPA - CV Lattes
  • Beatriz Negri Nunes de Abreu, aluna de graduação do curso de Administração Pública da FGV-EAESP e assistente da pesquisa - CV Lattes
  • Bruna Ferreira Lucena, aluna de graduação do curso de Administração Pública da FGV-EAESP e assistente da pesquisa
  • Giulia Ferrazzano, aluna de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e assistente de pesquisa do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG)
  • Graciela Medina Rivera Guillén, aluna de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e assistente de pesquisa do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG)
  • Luís Carlos de Souza, aluno de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e assistente de pesquisa do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG)
  • Jonathas Wallace do Nascimento Carvalho, aluno de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e assistente de pesquisa do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG)

Produções bibliográficas dos pesquisadores relacionadas ao tema:

KOREMBLIT, M. ; MATHEUS, T. C. . Lugar de saber y desencuentros generacionales en la adolescencia de hoy. Revista de Psicoanálisis de Guadalajara, v. 8, p. 39-54, 2014.

MATHEUS, T. C. . O sujeito adolescente e a ameaça de exclusão na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. 15, p. 82-93, 2012.

MATHEUS, T. C. . Diálogos sobre a adolescência e a ameaça de exclusão dos privilegiados. Psicologia USP (Impresso), v. 23, p. 1-8, 2012.