Livros

Smart Cities: transformação digital de cidades

O estudo apresenta a visão de gestores públicos de 15 cidades, especialistas sobre o tema e cidadãos, para a construção das Smart Cities no país. Retrata também as principais descobertas e conclusões, fruto de um trabalho em profundidade de entendimento do cenário atual e da análise das possíveis visões de futuro para nossa realidade.

Faça o download da publicação

 

Conexão Local Interuniversitária

O Projeto Conexão Local Interuniversitária é uma parceria entre o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVceapg), a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP/MG), a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Apoiado pela CAPES, o CLIU procura estimular o interesse e o envolvimento de estudantes de graduação das instituições de ensino participantes em experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento local, com enfoque nas áreas de políticas públicas, combate à pobreza e promoção da cidadania.

Os trabalhos desse projeto geraram o livro Conexão Local Interuniversitária - Dialogo dos Saberes

O livro registra a experiência do projeto Conexão Local modalidade Interuniversitária (CLIU). Os textos procuram sistematizar o processo de formação de estudantes de graduação e de pós-graduação decorrente desta experiência, e a aprendizagem institucional. Da mesma forma como os pesquisadores vão a campo para registrar as inúmeras experiências que buscam aprofundar a democracia e reduzir as desigualdades, de modo que outros possam aprender a partir delas, este relato pretende registrar um processo de modo que as pessoas interessadas possam compreender o que se viveu, os avanços e as dificuldades e aprofundar a experiência, reinventá-la, inspirar-se e criar outras tantas coisas que nos façam ampliar os olhares e as possibilidades de diálogo entre os tantos saberes que constituímos mundo.

 

Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo

As publicações com enfoque em Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo em Estados e Municípios foram elaboradas por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas, do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo e Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios, com o apoio do Prosperity Fund da Embaixada Britânica. Tem o objetivo de municiar os gestores públicos de estados e municípios brasileiros com instrumentos para promover um bom ambiente para fazer negócios em seus territórios.
 

 

Coleção "Histórias de um Brasil que funciona"
Os livros da coleção "Histórias de um Brasil que funciona" descrevem resumidamente os projetos premiados pelo Programa Gestão Pública e Cidadania. Os textos que servem de base para a produção desses livros são os mesmos que aparecem na coleção "20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania", mas aqui a linguagem é mais leve e acessível, emoldurada por um projeto gráfico sofisticado. O objetivo é divulgar as experiências inovadoras para o maior número possível de leitores.

Descobrindo o Brasil Cidadão - 1999
Histórias de um Brasil que funciona-2000
Histórias de um Brasil que funciona-2001
Histórias de um Brasil que funciona-2002
Histórias de um Brasil que funciona-2003
Histórias de um Brasil que funciona-2004
Histórias de um Brasil que funciona-2005

Publicações do Projeto Práticas Públicas e Pobreza

Os livros do Projeto Práticas Públicas e Pobreza são o resultado de seminários temáticos, discussões e estudos sobre múltiplos aspectos relacionados à temática da pobreza e às formas de enfrentá-la. Pesquisadores renomados, das mais variadas disciplinas e de diversas instituições, participaram dos debates e das análises que resultaram na produção desses textos.
Estratégias locais para redução da pobreza
O que as empresas podem fazer pela erradicação da pobreza
Parcerias e Pobreza - Soluções locais na implementação de políticas sociais
Parcerias e Pobreza - Soluções locais na construção de relações sócio-econômicas

 

Coleção Temática

“Na Trilha da Cidadania – Iniciativas para a promoção dos direitos das comunidades indígenas” é o primeiro volume desta coleção. Reúne 14 iniciativas de organizações próprias dos povos indígenas que foram premiadas desde 1996, no início do Programa, até 2003. A nova coleção traz as iniciativas finalistas agrupadas por afinidade temática e não pelo ano de premiação. Os próximos livros também deverão trazer informações atualizadas sobre tais experiências, relatando o que aconteceu depois que elas receberam o prêmio.
Faça o download da publicação

Desenvolvimento Local com Equidade em Municípios de Pequeno Porte Populacional.

O objetivo desse documento é apoiar a discussão local e territorial sobre o desenvolvimento com equidade; quer dizer, um desenvolvimento econômico que também traz o desenvolvimento social e a redução da pobreza e das desigualdades. A Plataforma Básica pretende auxiliar no monitoramento das ações e dos resultados locais em termos de um desenvolvimento local com cidadania, justiça, igualdade e equidade.
Faça o download da cartilha

 

Fortalecendo a Gestão Ambiental Municipal: mecanismos financeiros e visibilização de boas práticas

Essa cartilha tem como objetivo orientar gestores ambientais municipais sobre as principais fontes de financiamento não reembolsável do governo federal. Escrita em linguagem acessível também serve como material de informações básicas sobre a estrutura da gestão ambiental brasileira e alguns dos principais impostos e transferências que compõem o orçamento municipal.

Faça o download da cartilha

 

Boletim Amazônia em Pauta: Financiamentos não reembolsáveis para a gestão ambiental municipal e seus desafios

Lançado pelo Ipam, traz uma análise crítica da atuação das fontes de financiamento identificadas, relatando quais municípios têm sido de fato beneficiados e os desafios que enfrentam para acessá-las, seja do ponto de vista dos financiadores, quanto dos potenciais financiados.

Faça o download do Boletim