Democracia Digital

Data: 02 de outubro de 2015

Local: Sala Itaú da Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Rua Itapeva, 432, Bela Vista, São Paulo – SP

O projeto Democracia Digital busca identificar, analisar e disseminar como a sociedade civil vem se apropriando de dados públicos criando plataformas eletrônicas que almejam  oferecer ferramentas que qualifiquem o exercício de direitos por parte da população. Pretende conhecer  como  (e  se)  as  novas  tecnologias  de  fato  alteram  o  engajamento  e  a  participação  política. Busca-se identificar iniciativas no Brasil, em governos e na sociedade civil, que buscam gerar o “efeito democratizador das tecnologias da informação”, em particular  projetos   que  viabilizam   e  fortalecem   a participação da população no debate político.

Este evento é um espaço de diálogo entre academia, sociedade civil e governo em temas que são sensíveis à agenda de pesquisa Democracia Digital, tais como: transparência, accountability, participação, governo aberto, dados abertos, engajamento. Uma mesa redonda discutirá tópicos desta agenda, a partir da prática e visão dos debatedores. Os participantes do evento tomarão conhecimento do site Democracia Digital, que apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em parceria pelas escolas de Direito e Administração em São Paulo da Fundação Getulio Vargas. O site Democracia Digital terá seu lançamento no evento.

Programação (preliminar)

08:30 - 09:00 Café da manhã - Boas-vindas

09:00 – 09:30 Abertura, Oscar Vilhena Vieira (Diretor da FGV Direito SP), Fernando Burgos (Coordenador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo - FGV-EAESP/CEAPG)

09:30 – 10:15 Lançamento - Site Democracia Digital: Maria Alexandra Cunha (FGV EAESP) e Monica Rosina (FGV Direito SP)