História

O Centro de Administração Pública e Governo foi instaurado pela portaria 34 em 20/12/1989 como um dos resultados da Comissão de Administração Pública presidido pelo Professor Luiz Carlos Bresser Pereira e criado pela Diretoria da EAESP para elaborar uma nova filosofia para a pós-graduação em administração pública. Seu papel era de servir como aglutinador dos – naquela época – poucos pesquisadores na Escola que se envolveram com as questões públicas.

Em 1995, o Centro foi convidado pela Fundação Ford para criar um prêmio anual para organizações públicas sub nacionais (estaduais, municipais, dos poderes executivo, legislativo, judiciário e das organizações próprias dos povos indígenas) que inovam em maneiras de prestar serviços públicos, seguindo experiências anteriores nos Estados Unidos e nas Filipinas. O resultado, levando em consideração a especificidade de um Brasil onde havia ainda muito a ser feita não somente em relação aos serviços, mas também à própria construção de uma democracia inclusiva, foi o Programa Gestão Pública e Cidadania (GPC).

Contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e utilizando como mecanismo de busca um prêmio aberto e amplamente divulgado, o Programa GPC recebeu e documentou informações sobre 8.200 experiências sub nacionais de 1996 – 2005 e ajudou a criar redes importantes de debate e de disseminação de inovação, no país, na América Latina e no mundo. Desde essa época e até hoje, o CEAPG participa de duas importantes redes internacionais de programas voltados à inovação nos governos: o Observatório Latino-Americano de Inovações em Governos Locais e o Liaison Group for Innovation in Governance and Public Action.

Em 2005, com um número significativo de exemplos demonstrando que esta proposição era mais do que válida e com muitas destas experiências recebendo reconhecimento nacional e regional, e sendo transferido de uma parte do país para outra, a equipe do Centro tomou a decisão de suspender o ciclo de premiação e concentrar seus esforços no acompanhamento das experiências registradas e também em outras áreas de estudo que emergiram em parte por causa do trabalho do prêmio.

Atualmente, as pesquisas em andamento no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) estão orientadas segundo três grandes áreas. A primeira é “Análise de Políticas Públicas Locais”, onde estão situadas as pesquisas envolvendo Educação, Desenvolvimento Local, Segurança Pública, Vulnerabilidade Social e Territorial, Meio Ambiente, Redução de Desigualdades e Cultura. A segunda área é “Articulação Estado e Sociedade”, e inclui as pesquisas que envolvem Estado, movimentos sociais e agentes privados, e também aquelas relacionadas com o tema da Transparência e Controle Social. A terceira área é “Formação, Treinamento e Produção Acadêmica”, e envolve a produção de um periódico acadêmico publicado semestralmente (Cadernos Gestão Pública e Cidadania), o registro de experiências inovadoras e a participação em redes de pesquisadores.

Na realização das pesquisas nessas áreas, o CEAPG teve importantes parceiros como: Fundação Ford, Fundação Hewlett, UNICEF, WWF, União Europeia, FINEP, Fundação Lemann, Alcoa, Instituto Natura, Suzano Papel e Celulose, ESBR, Conselho Federal de Psicologia, Controladoria Geral da União, dentre outros.

Desde a sua criação, o CEAPG teve como coordenadores: Peter Spink: de 1989 até junho de 2010 (Marta Farah: vice-coordenadora entre 1995 e 2008); Marco Antônio Carvalho Teixeira: de julho de 2010 a fevereiro de 2011; Mário Aquino Alves: de março de 2011 a maio de 2012; Marco Antônio Carvalho Teixeira: de junho de 2012 a abril de 2013; Ricardo Bresler: de maio de 2013 a março de 2014; e Fernando Burgos: a partir de abril de 2014.