CEAPG disponibiliza em seu site as informações sobre a Estação de Pesquisa Urbana M'Boi

A Estação de Pesquisa Urbana M’Boi é o resultado de um trabalho que teve início em 2013 com o apoio do Fundo de Pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) ao projeto de vulnerabilidades urbanas do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG).

Entramos em contato com outros pesquisadores que trabalham sobre questões similares e juntos, fomos aprendendo sobre a região e sempre discutimos as informações coletadas em fóruns locais e organizações de base. Assim, pouco a pouco, se desenvolveu uma relação diferente daquela onde os pesquisadores fazem seus estudos, deixam – às vezes – cópias de seus relatórios, mas depois vão embora para fazer outros estudos em outros lugares. Entendemos que se nossos estudos forem feitos no mesmo lugar, a fim de se poder aprofundar a análise das complexidades urbanas, é nossa obrigação ética como coletivo interuniversitário ser de maior utilidade para o próprio lugar. Esta é a postura, compartilhada por outras estações de pesquisa aplicada, de “pesquisa em ação”.

A partir de 2016, a Estação foi reconhecida pelo Fundo de Pesquisa Aplicada da Fundação Getulio Vargas como contribuição importante para a aproximação entre a universidade e a vida urbana e passou a receber apoio de bolsas de pesquisa para que alunos da EAESP e também da região pudessem participar das atividades da Estação. A Estação é também anfitriã para os projetos de pesquisadores de outras universidades no Brasil e no exterior que compartilham os mesmos princípios. A palavra Guarani, grafada como “M’Boi”, quer dizer cobra e se refere também aos rios sinuosos da região.  “Embu”, que faz parte do nome de dois municípios na mesma área (Embu das Artes e Embu Guaçu), é uma outra versão da mesma palavra e a Estrada do M’Boi Mirim é um dos mais importantes eixos circulantes da região.

Para a realização desse trabalho, contamos com o apoio da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da Fundação Getulio Vargas.

Clique aqui e conheça a Estação de Pesquisa Urbana M'Boi.

quinta-feira, Dezembro 8, 2016 - 14:07