Conexão Local Modalidade Interuniversitária (CLIU)

                                                                                

O Projeto

O Projeto Conexão Local Interuniversitária é uma parceria entre o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVceapg), a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP/MG), a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Apoiado pela CAPES, o CLIU procura estimular o interesse e o envolvimento de estudantes de graduação das instituições de ensino participantes em experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento local, com enfoque nas áreas de políticas públicas, combate à pobreza e promoção da cidadania.

Objetivos

- Favorecer o conhecimento prático de técnicas de gestão em regiões e contextos complexos;
- incentivar atitudes mais humanas e colaborativas, visando à formação de futuros pesquisadores e administradores com uma consciência cidadã, pró-ativa e socialmente empreendedora;
- promover a troca de saberes entre graduação e pós graduação, e entre estes estudantes e gestores públicos, comunidades, associações, empresários e técnicos locais,
- incentivar reflexões e discussões em torno de questões e realidades concretas.

Como funciona

O Projeto é uma oportunidade para alunos da FGV-SP e das instituições parceiras realizarem uma imersão em uma realidade distinta daquela que vivenciam em seu dia a dia. Por meio de visita de campo realizada durante o mês de julho, os alunos vivenciam experiências de gestão e desenvolvimento local em organizações de diferentes regiões do país. Os alunos trabalham em duplas, sendo um da EAESP e outro de uma das instituições parceiras, sempre sob a supervisão de um estudante de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) ou jovens docentes. Por meio de visitas, conversas, observações e acompanhamento das experiências, os alunos entram em contato com diferentes saberes possibilitando um rico aprendizado.

Serão três semanas, nas quais o aluno terá a oportunidade de conversar com gestores de organizações públicas e privadas, membros de associações e de movimentos sociais, cidadãos e demais atores locais. O aluno conhecerá diferentes realidades brasileiras e práticas de gestão voltadas principalmente para o desenvolvimento local.

Relatórios das Edições do CLIU (2008-2014)

Projetos de Desenvolvimento Sustentável no Acre: Nova Bonal e Porto Carlos
Projeto de Mini-fábricas de Beneficiamento de Castanha de Caju: O caso do Assentamento Che Guevara
Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD: vínculos organizacionais em diferentes esferas

BH Cidadania

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do São Francisco
Escolas Família Agrícola Funaci – Piauí
Instituto de Ecologia Social Carnaúba
Manejo Sustentável da Madeira no Município de Xapuri - AC
Minas Sem Fome: Uma política pública, várias histórias
Plug Minas: Espaço multisetorial de gestão e políticas públicas para a juventude
Projeto “Pão da Vida”
Estudo do caso da extinção da SEF e criação da SEDENS no estado do Acre
Programa Travessia do Governo do Estado Minas Gerais
Interpretações sobre ações de integração na Amazônia sul ocidental
Escolas Famílias Agrícolas do MEPES
Orçamento Participativo
Projeto Dom Helder Camara. A experiência do sertão do Inhamuns/Crateús
Projeto RECA – Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado

Apoio: