Governança Inteligente para Cidades Sustentáveis

O projeto Governança Inteligente para Cidades Sustentáveis tem o objetivo de entender a governança colaborativa entre os cidadãos e os governos mediada pelo uso de tecnologias digitais. O uso de ferramentas digitais é uma oportunidade para engajar os cidadãos a produzirem cidades sustentáveis. Vários governos municipais estão experimentando essa forma de colaboração mediada pelas tecnologias digitais, mas pouco é conhecido sobre os fatores, condições e mecanismos para a efetividade da Governança Urbana Inteligente. Portanto, o objetivo principal da pesquisa é analisar como o uso das tecnologias digitais estimula ou dificulta a governança urbana colaborativa. Também estão sendo investigados os fatores contextuais críticos para colaboração entre os cidadãos e os governos.

A pesquisa é conduzida por três institutos de pesquisa: Universidade de Utrecht (Holanda), Universidade de Stirling (Reino Unido) e Fundação Getulio Vargas (Brasil). A pesquisa conta com a cooperação internacional entre as cidades de Utrecht (Holanda), Glasgow (Reino Unido, Escócia) e Curitiba (Brasil). A comparação entre países ajudará a revelar as influências contextualizadas e específicas do local sobre os modelos de governança e seus resultados para a sociedade.

Esta pesquisa é financiada pela NWO, ESRC e FAPESP.

Clique aqui e conheça mais sobre a pesquisa.