Seminário “Economia da Cultura: aprendizados a partir da Zona Sul de São Paulo”

Data: 

segunda-feira, Março 18, 2019

Esse seminário é o resultado de três anos de pesquisas envolvendo organizações culturais na zona sul de São Paulo, por meio da Estação M’Boi Mirim de Pesquisa Aplicada do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getulio Vargas. O objetivo do Seminário é estimular o diálogo sobre políticas e ações culturais para (e a partir das) regiões periféricas.

Além disso, pretendemos ampliar a visibilidade das organizações, apresentar suas estratégias de financiamento e debater os resultados das ações culturais. Esse aumento de visibilidade não ocorrerá apenas com a realização do seminário, mas a partir da gravação de todas as falas dos(as) participantes. As falas e apresentação serão transcritas e, após a revisão dos(as) palestrantes, farão parte do livro “Economia da Cultura em Áreas Periféricas” a ser lançado em maio de 2019. Assim, cada palestrante e sua organização poderá deixar registrado a sua história, as suas estratégias atuais de sustentabilidade financeira e os desafios futuros.

O Seminário está dividido em três mesas. O tema da primeira mesa é “Políticas Culturais em Áreas Periféricas” e o objetivo é trazer um panorama geral dos desafios e avanços das políticas culturais em áreas periféricas na cidade. Nessa linha, com a presença representantes do poder público (esferas municipal e federal), da sociedade civil e da academia, propomos também um debate sobre as diferentes conceituações de Economia da Cultura e a importância da continuidade das políticas culturais nos próximos anos.

A segunda mesa tem o tema “Estratégias de financiamento para a cultura” e o objetivo é reunir representantes de coletivos entrevistados durante os três anos do grupo “Economia da Cultura” da Estação M’Boi Mirim de Pesquisa Aplicada, para que possam apresentar as estratégias de financiamento de suas organizações culturais. O debate deve passar pelo compartilhamento de aprendizagem dos coletivos sobre os financiamentos público e privado, reflexões sobre a dificuldade na captação desses recursos e quais soluções e inovações poderiam ser pensadas dentro desse tema.

A terceira e última mesa, cujo tema é “Muito além da Economia da Cultura”, tem como objetivo debater os efeitos que as organizações culturais possuem na região do M’Boi Mirim. Pretendemos trazer as histórias de coletivos e de indivíduos que obtiveram financiamentos para a cultura, com o intuito de promover uma reflexão sobre quais foram os impactos para as áreas e pessoas que tiveram contato com as atividades culturais realizadas. Além disso, buscamos debater como outras organizações e coletivos podem ser beneficiadas a partir de iniciativas culturais existentes.

 

Informações Gerais

Data: 18 de março de 2019

Horário: 9h até 18h

Local: FGV EAESP, Sala FGV 9 de Julho

Endereço: Rua Itapeva, 432, Bela Vista, São Paulo/SP

 

Programação sintética:

9h00 – 9h30: Recepção

9h30 – 11h30: Mesa 1 – Políticas Culturais em Áreas Periféricas

11h30 – 13h00: Intervalo para almoço

13h00 – 15h30: Mesa 2 – Estratégias de financiamento para a cultura

15h30 – 15h45: Intervalo

15h45 – 17h45: Mesa 3 – Muito Além da Economia da Cultura

17h45 – 18h00: Encerramento

 

Faça a sua inscrição gratuita clicando aqui!