ÉPOCA e o Instituto Doar apresentam a primeira lista das organizações com mais eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança do Brasil.
“Nossa ideia é que essa lista funcione como um farol para a sociedade, que mostre que vale a pena colocar dinheiro nessas ONGs, porque elas saberão investi-lo em grandes causas”, afirma Fernando Nogueira, presidente do Conselho do Instituto Doar, Professor de Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo e membro do Colegiado e Pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP/CEAPG).
O incentivo à cultura de doação passa, sobretudo, pelo reconhecimento de boas práticas de gestão. Assim como no setor privado, algumas ONGs começam a estabelecer metas, aprender a fazer planejamento estratégico e a se comunicar. Como resultado, algumas reduzem a dependência no poder público e diversificam as fontes de receitas – medida fundamental para manter suas causas perenes.