A Pesquisa Comportamental sobre Doadores Médios tem por objetivo investigar o universo dos chamados “doadores médios” (indivíduos de média e alta renda em meio de carreira). Isso passa por (i) mapear o seu perfil sociodemográfico, ocupacional e setorial; (ii) identificar os seus hábitos e práticas de solidariedade e cidadania; e (iii) investigar os condicionantes associados a tais hábitos e práticas.
A Pesquisa está baseada em uma estratégia multimétodos que combina, de forma rigorosa e independente, evidências bibliográficas e documentais com trabalho empírico qualitativo e quantitativamente orientado. Na sua primeira fase, mapeará o perfil sociodemográfico, ocupacional e setorial do universo de pesquisa (doadores médios) mediante a manipulação de fontes secundárias e públicas de informação, notadamente a Rais (MTE) e a Pnad (IBGE). Depois, realizará um grupo focal com um grupo selecionado de profissionais liberais, de diretores de grandes empresas e corporações e de funcionários públicos de alto nível a fim de investigar as suas representações a respeito das práticas de solidariedade e cidadania. Por fim, a Pesquisa conduzirá um survey com questionário autopreenchido com esse mesmo público, buscando tanto informações a respeito dos hábitos e práticas de solidariedade e cidadania, quanto opiniões a respeito dessas mesmas práticas.
A seleção e convite de pessoas para a composição do grupo focal e da amostra do survey está em conformidade com as boas práticas de pesquisa científica e de ética acadêmica. A partir de um cadastro adquirido e por prática de bola de neve (procedimento pelo qual o pesquisador pede que o respondente indique duas ou três pessoas no perfil desejado) pessoas foram convidadas para compor uma das amostras (focal e/ou survey) e para indicar outras pessoas para serem convidadas. Além disso, a Pesquisa garante o anonimato e o sigilo dos respondentes e de suas opiniões, destacando que em nenhuma hipótese os resultados alcançados serão utilizados para fins comerciais.
A Pesquisa está sediada no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e possuí a Conectas Direitos Humanos como parceira. Ela é financiada pela própria FGV EAESP, por meio do GVPesquisa e pelo Fundo BIS, iniciativa orientada para o fomento da cultura da doação.
Equipe de pesquisa:
Coordenador: Mário Aquino Alves (professor da FGV EAESP) – http://lattes.cnpq.br/7330675405562124
Pesquisador: Fernando do A. Nogueira (professor da FGV EAESP) – http://lattes.cnpq.br/7459571570952880
Pesquisador: Alexandre Abdal (professor da FGV EAESP e pesquisador do Cebrap) – http://lattes.cnpq.br/1830067831727162
Assistente de Pesquisa: Andrea Pineda (Doutoranda na FGV EAESP) – http://lattes.cnpq.br/1607820038198906
Assistente de Pesquisa: Pedro Campos (Mestrando na FGV EAESP) - http://lattes.cnpq.br/9092688409614178