CEAPG apresenta resultados iniciais de pesquisa sobre gestão ambiental municipal

Os parceiros CEAPG e IPAM apresentaram, neste mês, os resultados preliminares do projeto de pesquisa “Fortalecendo a Gestão Ambiental Municipal – Mecanismos Financeiros de Visibilização de Boas Práticas” nas reuniões dos Comitês Gestores do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMMS) e do Programa Municípios Verdes do Pará (PMV). Trata-se de programas estaduais de articulação e apoio a gestão ambiental municipal nos respectivos estados. Nelas participaram representantes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, ONG’s nacionais e internacionais que atuam na gestão ambiental no bioma amazônico, Ministério Público, órgãos federais, prefeitos e secretário(a)s municipais de meio ambiente e de agricultura. 

A pesquisa em andamento tem como objetivo analisar experiências exitosas de gestão ambiental municipal e mapear as principais fontes financeiras do governo federal que possam ser acessadas pelos municípios relacionados a essa temática.  A participação nessas reuniões é parte da metodologia para diálogo com o poder público municipal, para que este relate quais têm sido os avanços e atuais desafios enfrentados pela gestão ambiental; e o seu conhecimento sobre as fontes de financiamento já identificadas.  

Foram mencionadas algumas dificuldades de acesso a recursos disponíveis, como falta de capacidade técnica para escrever projetos, indisponibilidade de recursos humanos, em quantidade e qualidade, para geri-los e executá-los. Essa primeira aproximação com as municipalidades abriu portas para possíveis conversas mais detalhadas com os gestores e técnicos municipais, que se mostraram muito interessados em contribuir com o estudo. Por outro lado, foi notória a necessidade de disseminação de informações e de formação técnica para os gestores públicos municipais sobre fontes de financiamento de ações ambientais. Observações que reafirmam a urgência e importância da pesquisa proposta.  

segunda-feira, Setembro 22, 2014 - 17:14