CEAPG e Conectas Direitos Humanos lançam a Pesquisa Comportamental Sobre Doadores de Alta Renda

Na noite de 08 de maio, foi lançado em São Paulo, o relatório Pesquisa Comportamental Sobre Doadores de Alta Renda, realizada pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP/CEAPG), em parceria com a Conectas Direitos Humanos. O estudo contou com o apoio do FGV Pesquisa e também do Fundo BIS do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), tendo sido uma das finalistas do 1º edital realizado pelo Fundo.

O estudo traçou o perfil social, demográfico e comportamental dos potenciais doadores brasileiros de alta renda, além de suas motivações e interesses em doar para causas de direitos humanos. A Pesquisa gerou conhecimento sobre filantropia e cultura de doação em direitos humanos no Brasil, promovendo a troca de informações para o fortalecimento das organizações do terceiro setor.

Durante o evento, o professor da FGV EAESP, Mario Aquino Alves, e Juana Kweitel, diretora-executiva da Conectas, destacaram a importância de se considerar este público como potenciais doadores e embaixadores para causas de Direitos Humanos. A pesquisa indicou que a resistência e aversão ao tema dos Direitos Humanos tende a ser menor do que parece entre Doadores de Alta Renda. Segundo Alexandre Abdal, pesquisador do CEAPG e coordenador da pesquisa, ao contrário do que sugere o senso comum, práticas de doação são diversificadas e arraigadas entre população de alta renda.

O relatório da pesquisa (que inclui recomendações de aplicação) já está disponível no para download site http://doadoresaltarenda.conectas.org/. Também foram disponibilizados no site os microdados da pesquisa, que permitirá tabulações online.

Relatório Pesquisa Comportamental Sobre Doadores de Alta Renda

Profº Mario Aquino Alves, FGV EAESP/CEAPG