CEAPG debate Ação Pública, Performatividade e Instituições

Aconteceu nos dias 24 e 25 deste mês o evento Ação Pública, Performatividade e Instituições, realizado pelo Ceapg, com a coordenação do professor Mário Aquino Alves. As atividades, que contaram com a participação de renomados especialistas internacionais e professores-pesquisadores do centro de estudos, visavam trazer olhares e abordagens alternativas às politicas públicas dominantes.

Na abertura do evento Mário Aquino falou sobre a profissionalização da pesquisa social no Brasil, os desafios teóricos e questões que permeiam o assunto. Em seguida foram abordados os temas Corporações e Sustentabilidade, Performatividade e o papel dos intelectuais, e as Instituições e os aspectos sociais. Representando o Ceapg participaram os professores Peter Spink, Marcos Vinicius Gomes e Fernando Nogueira. E representando instituições internacionais participaram os professors Luciano Barin-Cruz (HEC Montréal), Jean-Pascal Gond (Cass Business School - City University London), Laure Cabantous (Cass Business School - City University London), Bernard Leca (Paris Dauphine).

De acordo com Mário Aquino “este é um evento que tem direta relação com o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), que nos últimos anos, por meio da atividade de vários de seus pesquisadores, vem tentando desenvolver abordagens alternativas à visão dominante sobre "ciclo de políticas públicas", "ações estadocentradas" e "institucionalistas de cunho racional" que dominam o debate da gestão pública”, afirmou o professor.

No segundo dia de evento foi realizada uma apresentação seguida de bate papo com alunos da FGV sobre a Economia Solidária e as Incubadoras no Brasil, onde Mário Aquino fez um panorama sobre o movimento de incubadoras no Brasil, e os professores Bernard, Luciano e Jean-Pascal falaram sobre as incubadoras como motores importantes para a performatividade. Logo após essa apresentação foi aberto um debate sobre o tema com os alunos da faculdade.


O professor Luciano Barin-Cruz palestra para os alunos da FGV


Os alunos puderam participar do debate e falar sobre suas experiências


O professor Mário Aquino (ao centro) junto com os professores internacionais que participaram do evento

 

quarta-feira, Março 4, 2015 - 17:57