Pesquisador do FGVCeapg é convidado para participar da construção da “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”

O pesquisador Erico Przeybilovicz, do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP/CEAPG), foi convidado para participar da construção da “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, documento que irá propor diretrizes para a implementação de projetos de cidades inteligentes pelos municípios, bem como orientar e favorecer a articulação de políticas, programas, iniciativas e investimentos públicos.

O objetivo da Carta é consolidar uma visão nacional sobre o tema, numa perspectiva convergente de uso responsável e inovador da transformação digital para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.

A iniciativa está sendo realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio de um processo colaborativo no qual uma série de eventos irão reunir especialistas que estão trabalhando no desenvolvimento das Cidades Inteligentes e da transformação digital no território brasileiro.

Erico Przeybilovicz, que faz parte da linha de pesquisa Tecnologias e Governos do FGVCeapg, foi um dos responsáveis pela pesquisa no projeto Smart Urban Governance for Sustainable Cities e é co-autor do livro Smart Cities: transformação digital de cidades’ (disponível para download aqui). Erico participou da 1ª Oficina de Trabalho Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, evento realizado nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília. Estão previstas outras duas oficinas que deverão acontecer até o fim do primeiro semestre de 2020.

Além de pesquisador do FGVCeapg, Przeybilovicz, também é pesquisador do poli.TIC - Laboratório de Instrumentos de Política para TIC do CTI Renato Archer em Campinas.

 

FGV CEAPG

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo foi instaurado pela portaria 34 em 20/12/1989 como um dos resultados da Comissão de Administração Pública presidido pelo Professor Luiz Carlos Bresser Pereira e criado pela Diretoria da EAESP para elaborar uma nova filosofia para a pós-graduação em administração pública. Seu papel era de servir como aglutinador dos – naquela época – poucos pesquisadores na Escola que se envolveram com as questões públicas.

Em 1995, o Centro foi convidado pela Fundação Ford para criar um prêmio anual para organizações públicas sub nacionais (estaduais, municipais, dos poderes executivo, legislativo, judiciário e das organizações próprias dos povos indígenas) que inovam em maneiras de prestar serviços públicos, seguindo experiências anteriores nos Estados Unidos e nas Filipinas. O resultado, levando em consideração a especificidade de um Brasil onde havia ainda muito a ser feito, não somente em relação aos serviços, mas também à própria construção de uma democracia inclusiva, foi o Programa Gestão Pública e Cidadania (GPC).

Contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e utilizando como mecanismo de busca um prêmio aberto e amplamente divulgado, o Programa GPC recebeu e documentou informações sobre 8.200 experiências subnacionais de 1996 – 2005 e ajudou a criar redes importantes de debate e de disseminação de inovação, no país, na América Latina e no mundo. Desde essa época e até hoje, o CEAPG participa de duas importantes redes internacionais de programas voltados à inovação nos governos: o Observatório Latino-Americano de Inovações em Governos Locais e o Liaison Group for Innovation in Governance and Public Action.

Em 2005, com um número significativo de exemplos demonstrando que esta proposição era válida e com muitas destas experiências recebendo reconhecimento nacional e regional, e sendo transferidas para diversas partes do país, a equipe do Centro tomou a decisão de suspender o ciclo de premiação e concentrar seus esforços no acompanhamento das experiências registradas e em outras áreas de estudo que emergiram por causa do trabalho do prêmio.

Ao longo destes 28 anos, o CEAPG teve importantes parceiros: Fundação Ford, Fundação Hewlett, UNICEF, WWF, União Europeia, FINEP, Fundação Lemann, Alcoa, Instituto Natura, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Fundação Roberto Marinho, Todos Pela Educação, IPAM, Suzano Papel e Celulose, Telefónica, ESBR, Forum Brasileiro de Segurança Pública, Conselho Federal de Psicologia, ABDI, Controladoria Geral da União, dentre outros.

A equipe do CEAPG, coordenada pelo professor Fernando Burgos, conta hoje com 53 pesquisadores(as) de diversas áreas, sem contar com os(as) estudantes do curso de graduação em Administração Pública envolvidos. Atualmente, as pesquisas em andamento estão organizadas em três grandes áreas: Vulnerabilidades, sob a coordenação do professor Peter Spink; Educação, tendo o professor Fernando Abrucio como coordenador; e Tecnologia e Governos, coordenada pela professora Maria Alexandra Cunha. O Centro mantém um site atualizado onde é possível acessar gratuitamente todo o material produzido, incluindo os mais de 50 livros publicados, vídeos e programas de rádio.

Dentro da área de Tecnologias e Governos, são desenvolvidos projetos sobre Cidades Inteligentes, Governança Inteligente para Cidades Sustentáveis, Oportunidades de mercado nas Cidades Inteligentes, Democracia Digital, Resiliência das Cidades e uso de dados.

terça-feira, Setembro 3, 2019 - 14:32