Pesquisadores do CEAPG avançam com o projeto Dados à prova d’água em Rio Branco/AC

Reunião de planejamento entre pesquisadores do projeto Dados à Prova D’Água e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Acre

Entre os dias 9 e 16 de outubro, os pesquisadores do projeto Dados à prova D’água (Waterproofing Data - WPD) estão em Rio Branco para avaliar os resultados iniciais do projeto e planejar as próximas ações junto ao governo estadual, prefeitura, escolas e comunidades locais.

Os pesquisadores do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo - CEAPG da FGV EAESP integram uma equipe internacional, que também conta com pesquisadores do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Universidade de Warwick (Inglaterra) e Universidade de Heidelberg (Alemanha).

O grupo de pesquisadores apresentou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Sema, alguns resultados iniciais do WPD e as lições aprendidas a partir do piloto realizado em Rio Branco em junho de 2019. Com relação às lições aprendidas, os pesquisadores deram destaque à importância do planejamento conjunto, a flexibilidade das atividades de pesquisa para possibilitar a adequação a demandas institucionais e comunitárias e a necessidade de envolver voluntários e articuladores chave no trabalho.

Os pesquisadores também realizaram encontros com a equipe da Secretaria Estadual de Educação (SEE) em três escolas estaduais, além da Secretaria Municipal de Saúde. Atuando em várias áreas do conhecimento, eles apresentaram resultados e lições aprendidas a partir do piloto sobre memórias de enchentes e mapeamento de risco de inundações realizado no município de Rio Branco, em junho de 2019. Entre os resultados estão a produção de material audiovisual a partir das rodas de conversa sobre memórias de inundações. Foram construídos mapas de percepção de riscos na região, que visam oferecer subsídios comparativos a mapas oficiais.

Apresentação do projeto na Escola Estadual Augusto Monteiro, na região rural de Rio Branco

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, disse que os projetos estão alinhados com os interesses da Sema. “Considero importante a pesquisa, pois ela pode contribuir de forma efetiva nas ações e percepções da comunidade sobre os eventos extremos”, falou. Dentro da programação, os pesquisadores visitaram o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), coordenado pela SEMA.

Para Fernanda Lima e Mário Martins, pesquisadores associados ao projeto, o trabalho durante essa semana permitiu traçar um cronograma efetivo para as atividades que serão realizadas no próximo ano do projeto.

João Porto de Albuquerque da Universidade de Warwick e coordenador geral do projeto enfatizou a importância da colaboração entre a equipe multidisciplinar do projeto e atores de organizações locais e comunidades para a produção conjunta de conhecimentos que possam contribuir para melhorar a resiliência a alagamentos.  A professora Maria Alexandra Cunha da Fundação Getúlio Vargas complementa que esse projeto poderá contribuir para melhoria da gestão pública através de novos dados e tecnologias.

Mais informações sobre os projetos podem ser acessadas através dos links:  https://warwick.ac.uk/fac/cross_fac/cim/research/waterproofing-data/

quinta-feira, Outubro 24, 2019 - 15:41