Pesquisadores do CEAPG se reúnem com pesquisador indiano para discutirem Accountability e Democracia Digital

No dia 23 de junho de 2015, pesquisadores de dois projetos do CEAPG ('Democracia Digital' e 'Smart Cities') receberam a visita do pesquisador indiano Dr. Prashant Sharma para uma Research Working Session. Na ocasião, foram apresentados os resultados preliminares de uma pesquisa sobre transparência, dados abertos e participação digital desenvolvida no centro de estudos da FGV.

Dr. Sharma, autor do livro ‘Democracy and Transparency in the Indian State: the making of the Right of Information Act’, elogiou a abrangência da pesquisa, compartilhou suas percepções sobre a Lei da Transparência da Índia e enfatizou que as pesquisas em tais temas devem se concentrar nos efeitos causados nas democracias contemporâneas. Visitando o país em função de uma pesquisa comparada sobre a transparência nas parcerias público-privadas nos países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o pesquisador percebe que o Brasil tem inovações relevantes na área que precisam ser estudadas com maior profundidade. 

Para uma das coordenadoras da pesquisa, Profª Maria Alexandra Cunha, "o compartilhamento de experiências enriquece a nossa pesquisa, traz outras abordagens, sugere diferentes perspectivas, amplia a nossa visão sobre o tema. Ao mesmo tempo, aumenta a nossa rede de relacionamentos com pesquisadores de outros países que têm interesses semelhantes aos nossos".


 

sexta-feira, Junho 26, 2015 - 15:14