Prazo prorrogado da chamada para Bolsa de Pós-Doutoramento (FAPESP) na FGV EAESP

Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP vinculadas à chamada conjunta Belmont Forum/Fapesp na área de Transformações para Sustentabilidade (T2S)

Instituição Sede: Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG), Av. 9 de julho 2029, 11º. Andar, Bela Vista, São Paulo - SP.

Supervisor: Maria Alexandra Cunha

Início: Negociável, mas assim que possível

Prazo de envio de documentos: prorrogado até o dia 12 de fevereiro de 2019 ou até que o recrutamento termine.

Valor mensal da bolsa: R$ 7.373,10 (http://www.fapesp.br/3162)

 

Resumo

Esta chamada tem o objetivo de preencher duas (02) bolsas de pós-doutoramento para pesquisa em estudos interdisciplinares de dados urbanos no contexto do projeto internacional de pesquisa “Waterproofing Data: engaging stakeholders in the sustainable governance of flood risks for urban resilience”(“Dados à prova d’água – engajando stakeholders na governança sustentável de riscos de inundação para resiliência urbana”), financiado pela FAPESP (www.fapesp.br), ESRC e BMBF, sob coordenação do Belmont Forum (http://www.belmontforum.org/). As bolsas são inicialmente para 12 meses com possibilidade de extensão por outros 18 ou 24 meses totalizando 30 (primeira bolsa) e 36 meses (segunda bolsa). A concessão da bolsa seguirá a Norma para concessão de Bolsas de Pós-Doutorado vinculadas a Projetos Temáticos da FAPESP (http://www.fapesp.br/5389).

 

O projeto

O projeto de pesquisa Waterproofing Data investiga a governança de riscos de inundação, com foco nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados. O projeto envolve uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores com parceiros no Brasil (coordenação: Prof. Dr. Maria Alexandra Cunha, Fundação Getúlio Vargas), Inglaterra (coordenação: Prof. Dr. João Porto de Albuquerque, University of Warwick) e Alemanha (coordenação: Prof. Dr. Alexander Zipf, Heidelberg University); em colaboração com pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) e instituições parceiras nas cidades de São Paulo (SP) e Rio Branco (AC).

O projeto objetiva desenvolver três métodos de pesquisa em relação a práticas de dados relacionados a inundações, em diferentes contextos e escalas, que pretendem: 1) dar visibilidade aos fluxos atuais dos dados de inundações através do rastreamento e mapeamento dos dados em centros de expertise; 2) gerar novos tipos de dados no nível local engajando cidadãos pela criação de interfaces multi-modais, que terão sensores, coletarão, e comunicarão o conhecimento e os dados sobre inundações; e 3) integrar os dados gerados por cidadãos com outros dados usando técnicas geocomputacionais. Estas intervenções metodológicas mudarão a forma como os dados de inundações são produzidos e fluem, podendo criar novos arranjos de governança entre cidadãos e governos e especialistas em inundações e, dessa forma, melhorar a resiliência da comunidade em relação a inundações.

 

Atividades do pós-doutorado

Os dois pesquisadores de pós-doutorados a serem contratados nessa chamada irão trabalhar em interação próxima com os pesquisadores do consórcio internacional do projeto, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Alexandra Cunha no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas. Eles comporão uma equipe de quatro pesquisadores contratados exclusivamente para o projeto Waterproofing Data, que inclui ainda pesquisadores na Alemanha e Reino Unido.

As atividades dos pesquisadores de pós-doutorado incluem apoio ao desenvolvimento dos métodos do projeto e realização pesquisa empírica, incluindo a coleta e análise de dados usando métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa social (e.g. etnografia, entrevistas, grupos focais, surveys), assim como o uso de ferramentas geocomputacionais (GIS, análise espacial de dados) e de mapeamento participativo (e.g. OpenStreetMap). Sob a supervisão dos pesquisadores líderes seniores do projeto, um dos pesquisadores de pós-doutorado será responsável por conduzir estudos etnográficos em diferentes sítios, com o objetivo de melhor compreender como dados são usados na tomada de decisão relacionada a riscos de inundações. O pesquisador irá auxiliar no desenvolvimento de métodos qualitativos inovadores para o estudo empírico de dados em diversas organizações.

Os pesquisadores de pós-doutorado também irão ajudar o supervisor na coordenação do projeto com diversas atividades como por exemplo na comunicação com os parceiros nacionais e internacionais, coordenação de pesquisa de campo  e elaboração de publicações profissionais/para comunidades e relatórios científicos em português e inglês. Os pesquisadores também contribuirão para a organização de atividades de engajamento de comunidades, governos e outros atores sociais; bem como para a organização de eventos científicos/workshops e na escrita de artigos técnico-científicos.

Esta é uma oportunidade única de trabalhar com pesquisa interdisciplinar de ponta com líderes científicos em diversas áreas para desenvolver um projeto inovador e com impacto social, o que poderá abrir oportunidades de trabalho futuras em organizações de São Paulo e do mundo.

 

Qualificações

O candidato deverá possuir, obrigatoriamente, as seguintes qualificações:

- Doutor em ciências sociais, administração, geografia, ciências ambientais ou áreas correlatas;

- Menos de 7 anos desde que completou o doutorado;

- Experiência com métodos de pesquisa qualitativa em ciências sociais;

- Habilidade no uso de softwares básicos de escritório (e.g. Microsoft Office);

- Português e Inglês fluentes - escrito e falado;

- Facilidade de comunicação com atores e partes interessadas de vários segmentos da sociedade;

- Habilidade de trabalhar em equipe e de maneira autônoma;

- Potencial de realizar pesquisa de nível international e publicações em periódicos nacionais e internacionais de alta qualidade;

- Ser organizado(a), responsável, ter iniciativa e autonomia para se comunicar com pessoas e dar andamento às atividades do projeto.

- Flexibilidade para viajar por períodos de até 3 meses fora do estado de São Paulo.

São desejáveis as seguintes qualificações:

- Experiência com estudos urbanos e pesquisa em resiliência urbana;

- Experiência com métodos etnográficos e de observação participante;

- Experiência com métodos de pesquisa-ação (pesquisa ação, citizen science, design science research ou outros);

- Familaridade com o debate em torno de big data e sociedade, estudos sociais de dados;

- Experiência em projetos com equipe formada por múltiplos parceiros internacionais;

- Familaridade com sistemas geoespaciais e/ou análise de dados geoespaciais;

- Experiência com atividades educacionais e/ou de engajamento de comunidades.

 

Procedimento para a Candidatura

Enviar inicialmente os seguintes documentos por email para alexandra.cunha@fgv.br com cópia para ceapg@fgv.br  em uma mensagem com o assunto “Posdoc Waterproofing Data” até 12 de fevereiro de 2019 ou até que o recrutamento termine:

1- CV resumido em inglês (máximo 4 páginas). Se brasileiro, com link para o CV Lattes em português atualizado. Incluir no CV os nomes e contatos três pessoas que poderiam enviar uma carta de recomendação (nós iremos contatá-los se necessário);

2- Carta ou email de apresentação (1 página), em inglês

3- Amostra de duas publicações, de preferência em inglês.

quinta-feira, Janeiro 24, 2019 - 13:45